setembro 02, 2016

Sobre quebra-cabeças, queijo ralado, periferias e relacionamentos

Ainda hoje de manhã me disseram
"E não deixa de lembrar que amar-se é essencial, e não egoísmo"
(Sim, eu vou parafraseá-lo durante o texto inteiro)
Eu não entendi o porque do comentário
E como não sou mulher de dúvidas eu perguntei: O que isso quer dizer?
Entre a conversa sobre centros e periferias e o que era ou não era importante
A metáfora utilizada foi um quebra cabeças
Você ser a peça central e tudo que gira em torno de você é mutável e te completa.
Logo eu cheia de razão disse "Completa não, complementa"

A questão é que pra você ser uma peça você já está moldado, e o que te encaixa também, eu não gosto dessa ideia.

O mais engraçado é que meu discurso para duas ou mais pessoas durante essa semana foi
PARE de se buscar nos outros, você não precisa se buscar em ninguém.
Se possua e seja dono de si
Dono do seu saber, sabor e o que mais for
E me doeu dizer isso, mas a gente não dá o que não tem

E então disse que eu acho que relações são como queijo ralado
A gente gosta, e algumas vezes prefere com
Mas a comida não fica menos interessante porque não tem
É um complemento

Mas como dizia minha mãe: Barriga cheia, goiaba tem bicho.

Uma frase me estapeou a cara pela manhã, e eu realmente considerei desenvolver um pensamento, um texto, um verso ou qualquer coisa que o valha
Ainda assim eu a deixo aqui para reflexão ou memória póstuma
" No xadrez do amor, eu não sou a rainha, eu sou o rei"

Acontece que ser rei é correr o risco de tomar um xeque a cada jogada
Até o xeque-mate, o grand-finale.

Eu realmente acredito em amor da vida, e que por ai em algum lugar algum tonto talvez esteja pensando que um dia ele possa encontrar alguém que talvez se pareça comigo
Ou talvez ele esteja só tomando cerveja e nunca tenha pensado nisso
Ou talvez ele não tenha nascido ou morreu em um acidente de carro no ano passado
Ou talvez ele lembre de mim enquanto fuma o último cigarro do dia
Eu não sei

Mas gosto de acreditar que aí fora tem alguém pra ser meu queijo ralado

Essa é a complexidade de toda e qualquer relação, sendo ela romântica ou não
O mais bonito é você QUERER estar com alguém, porque aquilo te faz melhor
Ou te obriga a melhorar
Mas você não precisa melhorar, e não precisa de alguém pra isso

E a recíproca tem que ser verdadeira.

É sempre melhor dividir a caminhada e eu concordo
Mas antes de começar a dividi-la é importante saber que você pode caminhar sozinho
E caminhar sozinho é amar-se
E amar-se é também amar aquilo que te incomoda

Sua felicidade é de única e exclusiva responsabilidade tua
Ela tem que ser e precisa ser somente tua

Pelo simples fato de que você não tem o direito de jogar isso no colo do outro
Mesmo assim compartilha-la também é preciso

Não confunda, conhecer a sua responsabilidade para consigo com
" Vou erguer um muro aqui, e ninguém entra"
Felicidade também é sofrer e permitir ser machucado
Dor é bom


Eu gosto de ser uma coisa boa
Seja por um dia, um mês, um ano ou uma vida
Sendo dolorosa ou não
Eu gosto de tocar a vida de outra pessoa
De verdade

E sei que isso tem relevância, e sei o quanto isso pode significar
Mas isso não significa que eu seja responsável por como você se sente

Cada um dá o que tem no coração e cada um recebe com o coração que tem

Eu fico feliz de você participar da minha bagunça.
E sobre a dedicatória: até mais tarde.







Nenhum comentário:

Postar um comentário